Uma Breve História sobre a Cerveja

Uma Breve História sobre a Cerveja

February 9, 2020

Já parou para pensar sobre o que levou nossos ancestrais à ideia que misturar cereais com água e em contato com a magia do fermento faria nascer uma das bebidas mais enriquecedoras do mundo?

 

Talvez jamais saberemos, mas há aproximadamente novo ou dez milênios, na Mesopotâmia, ou no China, povos nômades passaram a cultivar e colher um cereal primitivo, e transformaram em cerveja. Evidências arqueológicas sugerem que os seres humanos descobriram a produção de álcool há milhares de anos. Com o passar dos anos, nossa relação com a cerveja afetou muito na história, legislação, cultura, comportamento, ciência e tecnologia. A cerveja mudou e evoluiu junto com a civilização. Passou por longas jornadas pelas leis da pureza e proibições, seu preparo caseiro ampliou a proliferação dos estilos. 

 

Vamos relembrar um pouco sobre sua história:

 

 

7000 a.C. - A CERÂMICA

É encontrado em uma aldeia neolítica no sítio de Jiahu, no vale do Rio Amarela, na China, uma cerâmica que contém compostos presentes em bebidas alcoólicas.

 

 

4300 a.C. - BABILÔNIA

Tabuletas de argila detalham a receita de uma bebida alcoólica feita de grãos que além de matar a sede, servia como oferenda aos deuses.

 

 

1000 a.C. - CHINA

Arquéologos descobriram recentemente uma bebida de arroz e painço preservada em recipientes de bronze lacrados numa tumba de Anyang, capital da dinastia Shang, na bacia do Rio Amarelo, na China.

 

 

1516 - BAVIEIRA

É promulgada a famosa Lei Alemã da Pureza, exigindo que apenas poderiam ser usados os ingredientes: água, lúpulo e cevada puros na produção de cerveja. Passou a valer para todo o país em 1906 e hoje ainda é referência mundial. 

 

 

1587 - A PRIMEIRA CERVEJA FEITA DE MILHO

Foi produzida pelos colonizadores da Virgínia, EUA, o que não os impedia de importar a bebida da Inglaterra, pois as matérias-primas eram escassas no Novo Mundo. A construção de cervejarias tornou-se prioridade quando as colônias se consolidaram, e os pioneiros usavam seiva de bétula e abeto na produção. A primeira cervejaria industrial dos EUA surgiu na parte do sul de Manhattan, em 1632, por iniciativa da Companhia das Índias Ocidentais Holandesa. 

 

 

1810 - MUNIQUE

Em Munique, realiza-se um festival para celebrar o casamento do príncipe Ludwig, que colocou a cerveja alemã no mapa; o evento cervejeiro ficou conhecido como Oktoberfest.

 

 

1842 - A PRIMEIRA LAGER

A primeira Lager Clara foi produzida em Pilsen, atual República Tcheca, fez sucesso imediato. Seu estilo foi consagrada e reproduzido no mundo inteiro.

 

 

1876 - LOUIS PASTEUR

Publicou Études sur la bière, obra fundamental que logo foi traduzida para o inglês com o título Studies on fermantation. Pela primeira vez, o misterioso universo das leveduras e seu papel na fermentação foram cientificamente descritos. As modernas técnicas cervejeiras substituíram o empirismo dos primórdios. Refrigeração e engarrafamento automático conquistaram o planeta. 

 

 

1919 - LEI SECA

A Lei Seca restringiu a produção e a venda de álcool nos EUA, por meio da 18º Emenda e da lei Volstead. A distribuição e a venda de cerveja foram parar na mão de gângsteres, e muitas cervejarias fecharam as portas. Em 1932, a Lei Seca havia perdido credibilidade, e manifestações exigiam seu fim. Foi revogada em 1933 na maioria dos estados, mas continuou em vigor no Mississippi até 1966. 

 

 

 

1971 - JORNALISTAS INGLESES

Quatro jornalistas ingleses - Michael Hardman, Graham Lees, Bill Mellor e Jim Makin - debatem a formação de uma entidade de defesa dos consumidores de cerveja. Ela se tornou a base para a CAMRA (Campaign for Real Ale - Campanha para a Ale Real), uma das organizações de consumidores mais bem-sucedidas do mundo. O número de membros da CAMRA logo chegou a 150 mil, e a campanha fez ressurgir a ale de barril no Reino Unido, além de despertar o interesse pelas cervejas locais em muitos países. 

 

 

 

1976 - O CERVEJEIRO ARTESANAL

Jack McAuliffe profissionalizou seu passatempo quando abriu a New Albion Brewing Co em Sonoma, na Califórnia. Ele lançou as bases para a revolução da cerveja artesanal, que mudaria a cara do mundo cervejeiro.

 

Gostaram do conteúdo? Deixe seu comentário aqui no blog, isso me ajuda na produção de mais conteúdo como esse.

 

 

Fontes:

http://www.fundacaojorgealvares-bibliotecadigital.com/civil-e-cultura-china-e-macau/civilizacao-rio-amarelo/

https://growlermag.com/fermentation-as-an-art-and-science-in-brewing-history/

https://veja.abril.com.br/ciencia/misterio-de-tabua-da-babilonia-e-desvendado-por-cientistas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_Shang

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gu_wine_vessel_from_the_Shang_Dynasty_(2nd_version).jpg

http://blog.grambier.com.br/lei-da-pureza-alema/

http://juarezribeiroa.blogspot.com/2018/06/um-casamento-real-e-uma-festa-do-povo.html

https://www.milestone-books.de/pages/books/002678/louis-pasteur/etudes-sur-la-biere-ses-maladies-causes-qui-les-provoquent-procede-pour-la-rendre-inalterable-avec

https://www.expressandstar.com/news/voices/in-depth/2018/04/27/camra-tackles-the-craft-ale-conundrum/

https://newalbionbrewing.com/new-albion-featured-in-sonoma-press-democrat/

https://laparola.com.br/30-fotografias-da-decada-de-1930

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/02/03/lei-seca-nos-eua-como-norma-de-100-anos-atras-ainda-influencia-a-complicada-relacao-dos-americanos-com-o-alcool.ghtml

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Concurso cervejeiro para mulheres

February 24, 2020

Uma Breve História sobre a Cerveja

February 9, 2020

Mulheres históricas: Jeanne Manford

February 8, 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©2018 BY BEBA COMO UMA GAROTA.