Cerveja e café: tudo a ver!

Cerveja e café: tudo a ver!

August 2, 2019

Você já deve ter visto por aí alguma pesquisa que relaciona café ou cerveja a qualidade de vida, certo? E não é por menos! Se por um lado o café é uma das bebidas quentes preferida dos brasileiros, por outro, a cerveja já tem espaço garantido no nosso coração (e nas geladeiras). 

 

De todo modo, o fato é que, cada uma dessas bebidas, do seu jeito, faz parte da história e do imaginário coletivo nacional. A união dá tão certo que hoje já são diversos rótulos de cerveja que levam café em sua composição. E o resultado? Você vai ver ao longo desse texto! 

 

Foto: sirinapawannapat.gmail.com/Depositphotos.com)

 

História do café e da cerveja

 

O café quentinho que tomamos todos os dias, principalmente em dias de inverno, parece bem adaptado ao clima Brasileiro. No entanto, apesar de muita gente acreditar que a planta seja nativa, a primeira muda de café só foi chegar ao Brasil no século XVII, na região norte. 

 

De lá para cá o fruto ocupou papel de destaque para os brasileiros. Seja como motor da economia, seja como elemento central em nossas mesas de café da manhã ou reuniões.

 

Já a cerveja iniciou a sua história um pouco antes, ainda no século XVI. Relatos contam que a bebida foi introduzida no Brasil pelas mãos do holandês Maurício de Nassau, que trouxe consigo um cervejeiro. Mais tarde, com a chegada da família real portuguesa, algumas coisas mudaram. Com a abertura dos portos às nações amigas, a maior parte da bebida consumida aqui passou a ser de origem inglesa. 

 

Anos depois,  a cerveja alemã conquistou os mercados por se apresentar de forma diferente: em garrafas, clara e límpida, e acabou agradando mais os paladares dos brasileiros da época. Depois disso, o mercado cervejeiro foi se diversificando à medida que a bebida caiu no gosto das pessoas. Hoje, além das tradicionais, são inúmeras cervejarias que produzem em grande escala  ou de modo artesanal e diversos tipos cerveja disponíveis. Ou seja, tem para todo mundo! 

 

Relação entre as bebidas

 

Tanto a cerveja, quanto o café, cada uma do seu jeito, faz parte da vida e das relações entre os brasileiros. 

 

O café está presente em diversos momentos do nosso dia, desde a hora em que acordamos, até o lanche da tarde. E tem aqueles que não dispensam a bebida como um energético natural.

 

Os principais benefícios dessa bebida para a nossa vida são:  

  • Acelera o metabolismo; 

  • Estimula o cérebro; 

  • Rico em nutrientes e antioxidantes; 

  • Aumenta a expectativa de vida; 

  • Auxilia na prevenção de algumas doenças crônicas. 

A cerveja, por outro lado, permeia grande parte das nossas comemorações e reuniões. E claro, tem quem goste de desfrutar de uma boa bebida com sua própria companhia. Por que não? 

E engana-se quem pensa que a cerveja não tem benefícios! Se consumida com moderação ela pode: 

  • Reduzir o risco de doenças relacionadas ao coração; 

  • Fortalecer os ossos; 

  • Aliviar o estresse;

  • Aumentar a imunidade. 

De uma forma geral, a cerveja e o café fazem parte da nossa cultura e movimentam bilhões de reais todos os anos na economia. Por isso, ocupam papel de destaque no cenário nacional. 

 

Cervejas com café

 

A relação entre a cerveja e o café é tão boa que hoje podemos encontrar diversos estilos e rótulos com o grão em sua composição. E o resultado? Você precisa experimentar! 

 

Veja alguns exemplos de cervejas que mesclam as duas bebidas: 

  • Colorado Demoiselle; 

  • Mikkeller Coffee IPA; 

  • Dead Dog Coffee IPA;

  • Tupiniquim Monjolo Imperial Porter; 

  •  Kaffee Bier. 

E aí, gostou de saber mais sobre essa relação? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Concurso cervejeiro para mulheres

February 24, 2020

Uma Breve História sobre a Cerveja

February 9, 2020

Mulheres históricas: Jeanne Manford

February 8, 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©2018 BY BEBA COMO UMA GAROTA.