Você já deve ter visto por aí alguma pesquisa que relaciona café ou cerveja a qualidade de vida, certo? E não é por menos! Se por um lado o café é uma das bebidas quentes preferida dos brasileiros, por outro, a cerveja já tem espaço garantido no nosso coração (e nas geladeiras).
De todo modo, o fato é que, cada uma dessas bebidas, do seu jeito, faz parte da história e do imaginário coletivo nacional. A união dá tão certo que hoje já são diversos rótulos de cerveja que levam café em sua composição. E o resultado? Você vai ver ao longo desse texto!
Foto: sirinapawannapat.gmail.com/Depositphotos.com)
História do café e da cerveja
O café quentinho que tomamos todos os dias, principalmente em dias de inverno, parece bem adaptado ao clima Brasileiro. No entanto, apesar de muita gente acreditar que a planta seja nativa, a primeira muda de café só foi chegar ao Brasil no século XVII, na região norte.
De lá para cá o fruto ocupou papel de destaque para os brasileiros. Seja como motor da economia, seja como elemento central em nossas mesas de café da manhã ou reuniões.
Já a cerveja iniciou a sua história um pouco antes, ainda no século XVI. Relatos contam que a bebida foi introduzida no Brasil pelas mãos do holandês Maurício de Nassau, que trouxe consigo um cervejeiro. Mais tarde, com a chegada da família real portuguesa, algumas coisas mudaram. Com a abertura dos portos às nações amigas, a maior parte da bebida consumida aqui passou a ser de origem inglesa.
Anos depois, a cerveja alemã conquistou os mercados por se apresentar de forma diferente: em garrafas, clara e límpida, e acabou agradando mais os paladares dos brasileiros da época. Depois disso, o mercado cervejeiro foi se diversificando à medida que a bebida caiu no gosto das pessoas. Hoje, além das tradicionais, são inúmeras cervejarias que produzem em grande escala ou de modo artesanal e diversos tipos cerveja disponíveis. Ou seja, tem para todo mundo!
Relação entre as bebidas
Tanto a cerveja, quanto o café, cada uma do seu jeito, faz parte da vida e das relações entre os brasileiros.
O café está presente em diversos momentos do nosso dia, desde a hora em que acordamos, até o lanche da tarde. E tem aqueles que não dispensam a bebida como um energético natural.
Os principais benefícios dessa bebida para a nossa vida são:
Acelera o metabolismo;
Estimula o cérebro;
Rico em nutrientes e antioxidantes;
Aumenta a expectativa de vida;
Auxilia na prevenção de algumas doenças crônicas.
A cerveja, por outro lado, permeia grande parte das nossas comemorações e reuniões. E claro, tem quem goste de desfrutar de uma boa bebida com sua própria companhia. Por que não?
E engana-se quem pensa que a cerveja não tem benefícios! Se consumida com moderação ela pode:
Reduzir o risco de doenças relacionadas ao coração;
Fortalecer os ossos;
Aliviar o estresse;
Aumentar a imunidade.
De uma forma geral, a cerveja e o café fazem parte da nossa cultura e movimentam bilhões de reais todos os anos na economia. Por isso, ocupam papel de destaque no cenário nacional.
Cervejas com café
A relação entre a cerveja e o café é tão boa que hoje podemos encontrar diversos estilos e rótulos com o grão em sua composição. E o resultado? Você precisa experimentar!
Veja alguns exemplos de cervejas que mesclam as duas bebidas:
Colorado Demoiselle;
Mikkeller Coffee IPA;
Dead Dog Coffee IPA;
Tupiniquim Monjolo Imperial Porter;
Kaffee Bier.
E aí, gostou de saber mais sobre essa relação? Conta pra gente aqui nos comentários!
Comments